A ausência de ambições e desejos é um exercício intelectual. A não ser que você dedique sua vida à conquista da consciência não dual, é uma fantasia e uma invenção. Uma estratégia de marketing da qual você foi vítima, e, como muitas vítimas de abuso, repassou o abuso adiante. É a forma mais insidiosa de repressão sexual.
Nem toda ambição é clássica: riqueza e estrelato. A maioria não é. Como todas as outras coisas, é prejudicial em excesso. Mas todas as ambições são sagradas. Não só a espiritual ou humanitária. Estas também são destrutivas em excesso.
Não é intelectualmente apropriado demonstrar ambição. Transmite a impressão de ignorância ou desequilíbrio. Ela é então desperdiçada em distrações, moralismo ou o passatempo favorito de quem nega a própria ambição: atacar a ambição alheia.
A melhor parte é que você não precisa falar sobre suas ambições com ninguém. Na verdade, é melhor não dizer para ninguém que você leu este texto, a não ser para criticá-lo. A ambição é como um fungo: cresce melhor no escuro.
Às vezes não queremos nada senão ficar onde estamos. Assim como a ausência de desejo sexual, isso passa, e logo sua imaginação cria novos cenários. As circunstâncias não são um fator. Acontece, e não há nada que você possa fazer para impedi-lo sem criar um cinto de castidade cerebral.
Aceite-se.